O Programa de Incentivo à Bolsa de
Iniciação à Docência- PIBID do Centro Universitário Salesiano de São
Paulo-UNISAL, financiado pelo MEC e acompanhado pela CAPES, teve início na
Unidade de Lorena, em 2012, pelos cursos de Licenciaturas de Matemática, Psicologia,
Pedagogia, História e Filosofia que
desenvolveram os projetos: “Serviço de Acompanhamento de Aprendizagem
Matemática- SAAM”, “ Pensar a realidade: textos e contextos e a perspectiva da
ação no campo do saber filosófico”, “Criança: leitura, escrita e oralidade, construindo a
comunicação”, “História em Jogos – alternativas pedagógicas para o ensino de
História” e “Pensar a realidade: textos e contextos e a perspectiva da ação no
campo do saber filosófico”. Os
mesmos foram realizados nas respectivas escolas públicas da região
Metropolitana do Vale do Paraíba, São Paulo: EE Dr. Flamínio Lessa,
Guaratinguetá, EM Papa João Paulo I, EM Governador Geraldo Alkmim, EE Arnolfo
Azevedo, E.E. Gabriel Prestes, Lorena.
Os princípios que norteiam a prática
pedagógica dos projetos são: a valorização do professor, o caráter inovador de
sua metodologia ativa; a interação e o diálogo entre Ensino Superior e Educação
Básica; a valorização dos processos de produção do saber docente, a partir da
prática pedagógica; a contribuição dos professores das escolas públicas para a
formação inicial dos estudantes da licenciatura; e a prática colaborativa como instrumento de formação de
professores.
Nos anos 2014 e 2015 foram implantados
mais três novos projetos pelas Unidades de Lorena, São Paulo e Americana, nas
respectivas escolas, EE Regina Bartelega da C.M.J.O. Monteiro, EMEF Presidente
Nilo Peçanha e CIEP Prof. Otácvio César Borgui.
Os cursos de História, Pedagogia e
Matemática da Unidade de Lorena atuaram de forma interdisciplinar no projeto: “Educação
em Direitos Humanos: Construção da cidadania” . Os cursos de Pedagogia das Unidades de São Paulo e Americana atuaram
nos projetos: “ A criança e a cultura escrita: Letra, texto e voz” e “ Muito
mais que giz! Os multiletramentos como didática para desenvolvimento da leitura
e escrita”, respectivamente.
Ao longo dos quatro anos de atuação,
a equipe foi constituída por um (1) coordenador institucional, um (1)
coordenador de gestão (contrapartida institucional), uma (1) secretaria (contrapartida
institucional), oito (8) coordenadores de área, oito (8) supervisores, oitenta
e sete (87) licenciandos e quatorze
(14) colaboradores, funcionários técnico- administrativos do UNISAL e das
escolas estaduais e municipais, atendendo diretamente hum mil e setenta e nove
(1079) alunos e, indiretamente, oito mil, oitocentos e noventa e três (8893) alunos
do ensino fundamental- ciclos I e II e médio.
Os principais resultados alcançados
pelos projetos foram: a aproximação das Licenciaturas com as escolas públicas;
a integração entre teorias e práticas; o amadurecimento humano, social, pedagógico e profissional dos licenciandos,
supervisores e coordenadores de área. Há de se ressaltar que o trabalho em
equipe e a atuação de cada envolvido foi de fundamental importância para o
sucesso dos projetos. Além disso, o PIBID incentivou professores e alunos dos cursos de
Licenciaturas na discussão e dinamização de sua prática pedagógica e reformulação dos projetos pedagógicos dos
cursos e do estágio curricular supervisionado.
Por tudo isto, APOIAMOS O PIBID! QUE O MEC, A CAPES E O FORPIBID NACIONAL, EM REUNIÃO NO DIA DE HOJE, POSSAM ENTRAR NUM ACORDO PARA PENSAR O MELHOR PARA ESTE PROGRAMA TÃO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES!
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